quarta-feira, 9 de março de 2011

Por que o aço inoxidável não enferruja?

A descoberta do aço inoxidável trouxe um progresso notável, pois ela revolucionou a construção de instalações que precisam resistir à corrosão. Tal tipo de aço é uma liga de ferro-carbono comum com no mínimo 12% de cromo, um metal branco acinzentado que apresenta grande resistência química e mecânica.

As ligas de aço inoxidável são mais caras que o aço comum, mas em muitos casos o seu emprego resulta em economia a médio e longo prazo. Um exemplo notável é o porto de Hall, na Inglaterra, local de descarregamento dos barcos que pescam no Mar do Norte, atividade que suja muito a água dos diques. As comportas dos diques eram feitas de aço comum e a ação corrosiva da água suja tornava muito freqüente, por ser necessária, a sua substituição. Resolveu-se colocar comportas de aço inoxidável, apesar do grande aumento de preço. Depois de três anos de uso, as comportas foram levantadas e não apresentaram nenhum sinal de corrosão.

Credita-se a invenção do aço inoxidável ao inglês Harry Brearley. Em 1912, Harry começou a pesquisar, a pedido de uma fábrica de armas, uma liga metálica que resistisse melhor ao desgaste que ocorria no interior dos canos das armas de fogo, causado pelo calor liberado pelos gases. Harry começou a trabalhar misturando diferentes quantidades de cromo ao aço comum; ele não conseguiu seu intento inicial, mas obteve uma liga resistente ao ataque do ácido nítrico, substância que corrói rapidamente o ferro e suas ligas. Assim surgiu o aço inoxidável.

Por incrível que pareça, o que protege o aço inoxidável da corrosão é a oxidação do cromo contido na liga. O óxido de cromo forma uma camada superficial aderente e impermeável, que protege a liga da corrosão. Essa camada, por ser muito fina, não afeta o brilho metálico dos objetos feitos de aço inoxidável.

Um comentário: