sábado, 23 de abril de 2011

Profissões arriscadas

Alguém me disse que achava que os limpadores de janelas eram os trabalhadores que mais se arriscavam no exercício de suas atividades. Eu respondi que esses trabalhadores atuam cercados de bons aparatos de segurança e é muito difícil ver um caindo por aí. É fácil apontar profissões mais perigosas:

(1) os alpinistas profissionais, que frequentemente são mortos em serviço devido a quedas ou avalanches de neve;

(2) os policiais das grandes cidades, que são frequentemente mortos em confronto com bandidos, sejam esses confrontos planejados ou fortuitos;

(3) os bombeiros, que corajosa e altruisticamente atendem a todos os tipos de chamados e por vezes morrem coletivamente, como foi o caso do onze de setembro de 2001 nas torres gêmeas de Nova Iorque;

(4) os mergulhadores da indústria do petróleo, que atingem profundidades máximas de 300 m e às vezes morrem por problemas de despressurização;

(5) os militares, cuja vida consiste, como disse um filósofo cujo nome não me lembro, em "longos instantes de tédio e breves momentos de terror".

Se algum dos leitores se lembrar de mais alguma profissão perigosa, por favor fique à vontade para comentar!

6 comentários:

  1. hola, voce respondeu a minha pergunta no yahoo respostas e como agradecimento vim dar uma olhada no seu blog!
    bom, hoje em dia ser PRFESSOR virou uma profissao de risco.
    os MOTOQUEIROS sao outros.

    tem uma lista detalhada no site: http://www.infoescola.com/profissoes/profissoes-de-risco/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela sua contribuição, Ângela.
    Um abraço,
    Sérgio

    ResponderExcluir
  3. eu sou o mesmo do outro comentario da bop mas obrigado. eu tinha que estudar para prova e vc me ajudou muito:D

    ResponderExcluir
  4. Electricista de Alta Tensão...

    ResponderExcluir
  5. Vigilante, Motoqueiro, Eletricista, Frentista...

    ResponderExcluir